Dicas

Praias de Natal: listamos as 6 para ajudar na programação

praias de natal

Às vezes é um pouco confuso para quem não é da cidade definir quais praias pertencem ou não a Natal e quais as praias que merecem ser conhecidas em uma viagem à terras potiguares. Hoje vou tirar toda as suas dúvidas sobre as praias de Natal. Vem comigo!

Praias de Natal: listamos todas para te ajudar com o roteiro

A cidade de Natal possui apenas 6 praias urbanas. São elas: Praia de Ponta Negra, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte e Praia da Redinha. Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma delas?

Praias de Natal: um pouco de história

As praias da zona Leste de Natal, do Meio e dos Artistas, foram até os anos de 1980 os “points” da cidade. Elas eram as praias mais turísticas por se localizarem mais próximo aos bairros da Ribeira e da Cidade Alta, onde a Natal se originou. Nesse período, a Praia de Ponta Negra era a mais frequentada pelos potiguares.

Praias de Natal

Após a construção da Via Costeira na década de 80, ocorreu uma inversão. Ponta Negra se tornou completamente turística e a Praia do Meio virou a mais frequentada pelos potiguares. Isso gerou uma decadência da região, mas desde o ano de 2003 o governo deu início a um projeto de revitalização da praia e das praias vizinhas.

Praias de Natal: Praia de Ponta Negra

A praia de Ponta Negra é hoje a principal praia turística de Natal. Localizada na Zona Sul da cidade, ela tem cerca de 4 km de extensão e pode ser considerada uma pequena baía. É nela que está localizado o principal cartão postal de Natal, o Morro do Careca. Sua orla é repleta de bares, restaurantes e lojas de artesanato.

A infraestrutura não deixa a desejar. Existem vários quiosques no calçadão que suprem as necessidades dos clientes a beira mar, com comidas, bebidas e petiscos. Além de ótimos restaurantes com cozinha internacional, nordestina e drinks maravilhosos.

Praias de Natal

A avenida à beira-mar é chamada de Erivan França. Em um determinado ponto, ocorre uma bifurcação e a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra. O calçadão segue por mais 2 km,  e nesse trecho, existe predominam pousadas, hotéis e alguns restaurantes/lanchonetes.

Via Costeira

Praias de Natal

Como já falamos, a Via Costeira foi construída nos anos 80. A sua principal função é ser uma via expressa de ligação entre a Zona Sul e a Zona Leste da cidade. Do seu lado direito está o mar e alguns dos melhores hotéis e resorts do estado e do seu lado esquerdo, a reserva do Parque das Dunas. Nessa região, as praias costumam ser mais limpas do que nas outras praias da cidade, pois são frequentadas basicamente por hóspedes de hotéis e praticantes de surf e kitesurf. As ondas são mais fortes que em Ponta Negra e consequentemente o banho de mar é um pouco mais perigoso.

Praias de Natal: Areia Preta

A Praia de Areia Preta está localizada na ponta Leste da Via Costeira e recebeu esse nome pelo fato de que suas pedras conterem um material ferruginosso, que em decomposição deixa a areia com uma cor escura. Ela não é uma praia muito visitada por turistas, mas é muito comum ver surfistas bem cedo, pela manhã. Uma coisa que chama muita atenção nessa região são os prédios luxuosos à beira-mar, famosos por ter diversos políticos entre os residentes.

Praias de Natal

A praia também é bastante frequentada pela população do bairro periférico de Mãe Luíza que está localizado atrás dos prédios de luxo à beira-mar e faz uma espécie de contraste entre riqueza e pobreza parecido com o que ocorre nas grandes cidades do Sudeste.

Recentemente a praia recebeu um dos letreiros “♡ Natal” e passou a ser parada obrigatória para uma foto.

Praias de Natal: Praia dos Artistas

Entre a Praia de Areia Preta e a Praia do Meio está a Praia dos Artistas, famosa por abrigar o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, o local é muito frequentado pelo público local, principalmente nos finais de semana. O banho de mar é gostoso e as águas são morninhas, mas é preciso ficar atento a algumas pedras dentro do mar. O acesso ao local pode ser feito pela avenida Hermes da Fonseca, ou pela Via Costeira.

Praias de Natal

Há muitas histórias a respeito do seu nome. Há quem diga que a praia foi muito frequentada, no início da década de 70, por pessoas ligadas ao teatro, artes plásticas e música. Existe uma versão que defende que o nome se deu pela fama de hospedar grandes artistas quando visitavam Natal. E ainda há uma versão sobre a praia ser frequentada pelos americanos que vieram para Natal durante a Segunda Guerra, que pareciam artistas de cinema. Você pode escolher a versão que lhe parece mais aceitável.

Saiba tudo sobre o Turismo em Natal

Praias de Natal: Praia do Meio

Praias de Natal

Em seguida temos a Praia do Meio, local que abrigou o primeiro hotel de luxo do Rio Grande do Norte, o famoso Hotel Reis Magos, que atualmente está em ruínas na região. A praia abriga uma bela estátua de Yemanjá e todos os anos, a região é o ponto de encontro de vários fiés e simpatizantes de religiões afro-brasileiras.

Praias de Natal: Praia do Forte

Praias de Natal

A Praia do Forte é a última praia antes da Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte as demais regiões de Nata. Ela está oficialmente localizada no bairro de Santos Reis, protegida por arrecifes que formam piscinas naturais. É lá que está o famoso Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais mais importantes da cidade.

Praias de Natal: Praia da Redinha

Praias de Natal

A Praia da Redinha está localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da de Natal. Ela é mais frequentada pelos moradores dessa região e é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca, uma iguaria da culinária potiguar. É na Redinha é também a última praia do litoral urbano e é nela que está localizada a outra ponta da Ponte Newton Navarro, que atravessa o Rio Potengi.

Procure a sua acomodação em Natal no Booking

Praias de Natal

Praias de Natal

Agora você já sabe quais são todas as praias urbanas de Natal. Qualquer outro nome que você ouvir, fora esses que mencionei, são de praias da região metropolitana, que pertencem à cidades vizinhas, mas estão tão próximas que muitas vezes se confundem.

Espero ter ajudado.

Xeru! 😘

Share:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *